terça-feira, 15 de setembro de 2015

[RESENHA] GOLEM & O GÊNIO - UMA FÁBULA ETERNA

Livro: Golem & O Gênio - Uma Fábula Eterna
Autora: Helene Wecker
Editora: Darkside Books

Resumo
Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.


Resenha:  
Quem gosta de livros de mitologia, não pode deixar de ler Golem & O Gênio. A história se passa em grande parte na Nova York do século XIX e mistura a mitologia judaica com a árabe de maneira inteligente e uniforme.

Chava é uma golem, que segundo a mitologia judaica, é um ser construído de barro e trazido à vida por seu mestre, que morre logo no início da história e a deixa sozinha em um mundo que ela não fazia ideia de como viveria. Já o Ahmad, que é um gênio (no livro é chamado de "djin", na maioria das vezes), é um ser feito de ar e fogo que pode assumir forma física e vive em um universo paralelo ao nosso, segundo a mitologia árabe. Ahmad foi aprisionado em uma garrafa e foi esquecido por muitos anos, até que um ferreiro o libertou ao tentar consertar o artefato. 

O mais interessante do livro é que tanto a golem quanto o gênio são criaturas voltadas para sua própria natureza e não podem ser diferentes, mesmo que quisessem muito. Mas apesar de serem diferentes, conseguem entender e completar um ao outro, desenvolvendo um afeto bonito de se ler. A narrativa é construída com perfeição, trazendo as visões dos dois protagonistas e a dosagem de elementos fantásticos não se excede em nenhum momento. É uma história de amor e amizade sem ser melodramática, que consegue manter um ritmo regular de mistério sem ser muito sombrio, uma fantasia urbana que ultrapassa os limites do imaginário, podendo até ser real. cada detalhe é precioso, então deve ser lido com calma. Assim como marca o subtítulo, é, de fato, uma fábula eterna, por se tratar de seres imortais e também por ser inesquecível na mente de quem se abre a ela. Recomendo e já quero uma continuação!
Back
to top