domingo, 28 de dezembro de 2014

[RESENHA] O LADO MAIS SOMBRIO

Livro: O Lado mais Sombrio
Série: O lado mais Sombrio - Livro 01
Autora: A. G. Howard
EditoraNova Conceito

Resumo:
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.
Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. 
Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...



Resenha:
"– Você compreende a lógica que está além do ilógico, Alyssa. É sua natureza encontrar tranquilidade em meio à loucura". 
Comecei o livro com uma mega expectativa, querendo que fosse simplesmente perfeito, e não fiquei desapontado!
A história é narrada por Alyssa, a protagonista, então tudo o que acontece vemos pelo ponto de vista dela. Sua família sofre uma maldição, desde que sua tataravó Alice (essa mesma de Lewis Carroll) fez um passeio pelo país das maravilhas, todas suas descendentes sofrem alucinações até chegarem ao ponto de serem internadas em clínicas psiquiátricas, e é o que aconteceu com sua mãe. Alyssa já tem os primeiros sinais de "loucura" mas aprendeu à escondê-los muito bem. Para quebrar a maldição e tentar salvar a vida de sua mãe, Alyssa precisa entrar pela toca do coelho e concertar alguns erros do passado.
Acreditem quando digo que a história é meio sombria. Obviamente ela têm vários cenários semelhantes aos do livro original de Lewis Carroll, mas Howard soube muito bem distorcer o País das Maravilhas para moldar os acontecimentos em benefício da história. É um ambiente muito mais assustador que não tem nada de fofinho (nem mesmo o coelho é o que parece ser).
A história revela algo diferente e novo à cada página, o que torna impossível prevermos o que acontecerá. Gostei bastante da Alyssa, não é aquelas protagonistas que se rendem ao cansaço, ela sabe para o que veio e vai até o fim! Conhecemos também Jeb, amigo de Alyssa desde sempre, e que está disposto à tudo para salvar o dia (mas nem sempre consegue), achei ele meio chatinho, querendo bancar o pai de Alyssa em alguns momentos, já em outros gostei de suas atitudes. Tem também o Morfeu *suspiro* esse sim eu gostei! Cheio daquele ar de mistério, nunca revelando tudo e com um comportamento potencialmente problemático, fez dele um dos meus personagens favoritos. Na verdade é uma relação meio de amor e ódio, algumas atitudes dele me deixaram aos nervos, mas ele tinha um motivo para tudo isso. E aí está nosso triângulo amoroso! Não gosto muito de triângulos, acho eles muito clichês e previsíveis, mas com esse foi completamente diferente, talvez por ter personagens bem excêntricos.
Gostei demais do livro, a história me surpreendeu e o fim foi simplesmente maravilhoso, tanto que eu nem sabia que tinha uma continuação, para mim tinha parado nesse, mas foi perfeito descobrir que O Lado Mais Sombrio é o primeiro de uma trilogia, e é claro que estou mega curioso para saber o que aconteceu depois.
Back
to top