quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

[RESENHA] FALE!


Livro: Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina

Resumo

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?



Resenha
Melinda não fala e não se expressa. Mas não é porque ela é surda-muda, mas sim porque o que ela tem a dizer não possui ouvido suficientemente preparados para suas palavras. Depois de algo terrível ter acontecido em uma festa fazendo-a chamar a polícia, o que repercutiu em várias prisões, Melinda é excluída e odiada pelo ensino médio, o que simplesmente a levou a ficar calada. Novo ano começando, uma nova amizade e um projeto de arte em mãos, Mel não consegue mais manter suas notas, falta aula diversas vezes e evita ao máximo o chamado "Troço", mas parece que ele gosta de provocar. Em suas palavras, ela é um coelho tentando fugir do predador, que gosta de brincar com sua presa antes do ato final. E a aula de artes tem sido um bom refúgio, onde ela passa os momentos tentando se expressar pelo objeto que seu professor sorteou. Enquanto ela procura um jeito melhor de dar vida à árvore, o tal objeto, os galhos e as raízes de seu projeto vão crescendo, do mesmo jeito que sua voz.
Mas será preciso ouvidos para quando Melinda começar a falar. E quando ela o fizer, não terá como segurar.
Um dos melhores livros que já li. Embora lento e cansativo, a escrita metafórica de Laurie é capaz de tocar qualquer alma despreparada, como foi o meu caso. Creio que não consigo elucidar melhor meus sentimentos por esse, maravilhoso, livro. Ele me fez chorar, me fez rir e me fez repensar atitudes, entender melhor como as pessoas são afetadas por algo que dissemos, fazemos ou, especialmente, por algo que não fazemos. Além de percebermos como a amizade e família são importantes em momentos de dificuldade. Super recomendo a leitura a todos! E se você ainda não leu nenhum livro dessa grande autora, comece já!
Back
to top