sexta-feira, 9 de agosto de 2013

[RESENHA] O Livro da Loucura e das Curas - Regina O’Melveny

Editora: Novo Conceito

Sinopse:

Após o desaparecimento repentino de seu pai, Gabriella Mondini enfrenta uma crise: sem o seu aconselhamento, ela não pode mais praticar a medicina. Então, junto de seus dois fiéis servos, Olmina e Lorenzo, ela explora toda a Europa para descobrir para onde — e por que — ele se foi.
Seguindo pistas das ocasionais e enigmáticas cartas do pai, ela vasculha as capitais europeias expandindo os horizontes de seu mundo e acrescentando conhecimentos ao imenso livro das curas que está escrevendo. 
No entanto, ela não conhecerá apenas os limites físicos do continente, mas, também, os mistérios do amor, da perda e da mortalidade. Mistérios que estão no coração de cada alma viajante, especialmente na alma de seu pai.






Resenha:

Esse livro é o primeiro drama da escritora, que já é uma consagrada poetisa mundo afora, e tem várias premiações pelos seus trabalhos. O livro é voltado para um público mais adulto, mas nada impede que jovens leitores apreciem sua leitura. Gostei bastante do modo da escrita da autora, porque é bem fluida, e quando eu li me pareceu que a história estava sendo contada para mim, me lembrou também uma poesia, então quando fui buscar algo sobre a autora pensei "está explicado!". Eu demorei um pouco para ler esse livro pois o começo dele é um pouco monótono, mas quando Gabriella começa sua viagem a história fica muito mais interessante!!! AMEI a Olmina e e seu marido Lorenzo, dei muitas risadas com esses dois. A Gabriella é bem cabeça dura, mas é muito inteligente e não desiste do que ela quer, o que gosto bastante em um personagem. Gostei também da parte mais histórica do livro, que se passa no século XVI, onde a sociedade que naquela época tomava as médicas e curandeiras como possíveis bruxas, da diferença das reações das pessoas dos diversos lugares que ela visita quanto ao seu status de Dotoressa, onde em alguns lugares ela pode exercer a profissão tendo a supervisão de um Dottore, e em outros é tomada logo como bruxa, tendo até que se disfarçar para proteger-se. O romance é uma coisa que eu não esperava (só digo isso XD). Adorei a ideia do livro das curas, é uma coisa unica para aquela época! A compilação de um manuscrito com enfermidades, suas possíveis causas e curas, por mais por mais banais que sejam, é um achado maravilhoso. Lógico que tem muitas crendices, e doenças que não existem, mas só o fato dessa pesquisa ser feita já achei impressionante. É também um livro que tem muitas reflexões, principalmente nas cartas do pai de Gabriella, e da mesma, e algumas são realmente tocantes e levam os leitores a pensar mais em determinados assuntos que muitas vezes deixamos de lado. É uma leitura que só tem a acrescentar, e a medida que se vai passando as páginas fica cada vez mais deliciosa!

Bem espero que vocês tenham gostado da resenha, e comentem =D!!!!
Bjusss

Por: Rayssa Morais
Back
to top