quarta-feira, 11 de julho de 2012

[NOSSOS AUTORES], por Ju Costa


Eu conheço bacharéis em direito que resolveram fazer física, estudantes de exatas que ensinam inglês profissionalmente, gente que largou diversas áreas para fazer letras. O que todas essas pessoas tem em comum?
Elas lêem.
E escrevem.
Criam histórias, personagens, mundos e mundos do real ao imaginário, do fantástico e ficcional ao palpável e preciso.
Recentemente, conheci mais um desses escritores que, embora de uma área nada relacionada a literatura, se aventurou no caminho para se tornar um escritor.

Seu nome Jarlilson Ricardo, e seu livro é 'Universo I'.
A história é mais uma ficção que uma fantasia, se passa em um futuro distante e pouco provável (ou pelo menos assim eu espero) em que um erro cometido pela espécie humana abriu espaço para a invasão de criaturas malígnas.
Isso, obviamente, é um resumo simples, que de modo algum faz jus a complexidade da obra.
Em mais de 500 páginas, Jarlilson nos leva por um Universo monstruoso e envolvente na busca pela destruição dos inimigos invasores.
A narrativa começa com um pedido de socorro, enviado pelos humanos que, ao se verem prestes a perder a guerra, resolvem apelar para quem quer que possa estar ouvindo nos confins do universo.
Alguns trechinhos do livro, só pra dar água na boca:

"Era a Teoria de Gaia falando mais alto do que tudo. O próprio planeta tentando conter os erros de seus habitantes; às vezes, até punindo com a morte.
As enchentes, furacões, terremotos, tsunamis, os raios cósmicos entrando em excesso
no nosso planeta... como se o nosso planeta quisesse voltar as nossas atenções para o espaço; informar-nos severamente que precisávamos de uma solução rápida, cuidadosa e racional, até mesmo quem sabe, da ajuda de nossos irmãos vizinhos para se antecipar mais tecnologicamente e combater mais efetivamente o mal que estava prestes a vir de vez e começar uma ascensão jamais imaginada ; e nós, os seres humanos, uma parte do sistema nervoso do planeta; talvez até a maior parte da sua defesa, seu sangue, fizemos ao contrário, abrimos o processo do caos planetário.
(...)
Quanto trabalho eles tiveram para executar este plano ao longo desses variados espaços-tempos do Universo 1; trabalhando sem que notássemos o que eles queriam realmente, nos confundindo, nos retardando... Retardando as nossas defesas.
(...)
Acho que naquela época do início da veloz propagação de todo este grande inferno... De todo este mal... Os pobres coitados habitantes desse meu planeta, a não ser os pequenos grupos que sabiam
de um pouco da verdade escondida, nunca imaginaram que a melhor chance, a mais esperançosa chance de sucesso que tínhamos como solução para o Universo I não se encaminhar para o caos, para o terror que se encontra o planeta Terra atualmente, o foco principal no momento, estava o tempo todo acima de suas cabeças.
Era só olhar para o céu e pensar um pouco mais longe."
- Universo I
de Jarlilson Ricardo

Quem tiver interesse em adquirir o livro, ele já está a venda. Clique no link para ter acesso ao material:
Para mais informações sobre o autor, visite seu blog que, como ele mesmo descreve, trata sobre os mais variados e interessantes temas: o blog do Biojarla.
A seguir, o vídeo de divulgação do livro:



Sucesso, Jarlilson.
Coluna feita por Ju Costa.
Back
to top