terça-feira, 12 de julho de 2016

ENTÃO EU ASSISTI... CAÇA-FANTASMAS

Caça-Fantasmas
Lançamento: 14/07/2016
Elenco: Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones, Chris Hemsworth
Diretor: Paul Feig
Distribuidora: Sony Pictures
Nota: ★★★★

Há 27 anos, o segundo e último filme da franquia Ghostbusters era lançado, com várias críticas negativas, diga-se de passagem. Neste ano, recebemos o reboot da franquia, com novos personagens, uma trama excelente, mas sem deixar de fazer jus à antiga franquia que muitos fãs adoram. Neste filme, conhecemos a Erin Gilbert (Kristen Wiig), que junto com a colega Abby Yates (Melissa McCarthy) escrevem um livro sobre a existência de fantasmas, mas que nunca foi levado a sério. O livro é descoberto pelos superiores de Erin da Universidade de Columbia e ela é demitida de seu cargo de professora acadêmica. Junto a Patty Tolan (Leslie Jones) e Jillian Holtzmann (Kate McKinnon), elas se unem para impedir a libertação de diversos fantasmas sobre a cidade de Nova York.




O filme inteiro cheira a nostalgia. Para quem não assistiu à duologia antiga de Ghostbusters, não há problema: há a inversão de protagonistas (mulheres ao invés de homens), um novo roteiro, mas com muitos elementos da franquia clássica, como as armas, os uniformes, e até mesmo os personagens que fazem pequenas aparições durante todo o filme. A trama não demora a se desenrolar, apresentando de imediato os fantasmas e as quatro protagonistas maravilhosas, que aparentam estar bastante confortáveis em seus papéis e dão todo um brilho à trama.


Durante todo o longa, há muitas cenas cômicas, a maioria protagonizada pelos personagens do Chris e da Kate, mas também há muito uso de termos científicos, que são explicados também nos filmes, porém confundir ainda assim alguns espectadores. Destaque especial para o papel do Chris Hemsworth, que faz uma alusão ao dito "secretário gostoso e burro", papel que em muitos filmes é destinado às mulheres. Já as atrizes, como protagonistas, estão fortes, destemidas e conseguem cativar o público. Isso sem contar que levantam a questão da descrença feminina, tanto por parte das aparições fantasmagóricas pela cidade, quanto por muitos acharem elas incapazes de fazer algo, e é aí que elas resolvem vestir o manto (ou devo dizer macacões?) e mostrar a que vieram.


Caça-Fantasmas está espetacular, seja pelos efeitos especiais, pelas tiradas cômicas, pelos tantos easter eggs que aparecem ao longo do filme, pela ótima trilha sonora, e, principalmente, pelo destaque feminino no papel principal. Repito novamente: não é uma continuação, ao contrário do que muitos pensam, mas faz um ótimo resgate da essência da franquia Ghostbusters anterior. É impossível assistir e não se sentir nostálgico no final de tudo. Recomendo muito o filme!

Veja o trailer abaixo:


Back
to top