quarta-feira, 8 de junho de 2016

ENTÃO EU ASSISTI... INVOCAÇÃO DO MAL 2

Invocação do Mal 2

Lançamento: 09/06/2016
Direção: James Wan
Distribuidora: Warner Bros.
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Frances O'Connor, Vera Farmiga, Patrick Wilson, Frances O'Connor, Simon McBurney, Steve Coulter, Franka Potente, Shannon Kook-Chun 
Nota: ★★★★

Em 2013 o filme intitulado Invocação do Mal contava as investigações do casal Warren, dois americanos que ficaram famosos por ajudar as pessoas que estavam sofrendo com algum tipo de evento paranormal. O filme, baseado em fatos reais, mostrou, alguns dos casos mais 'diabólicos', que foram capa de revistas e jornais, alguns até sendo comentados nos programas de TV da época. James Wan foi responsável por dirigir o longa e com atuações brilhantes de Vera Farmiga e Patrick Wilson, interpretando os detetives paranormais, obteve um sucesso interessante, que também  gerou um spinoff da boneca horripilante Anabelle.

Novamente o casal Ed e Lorraine Warren entram em cena nessa continuação, investigando, o que o filme nos revela, um dos casos mais tensos que eles trabalharam. O longa se passa em Londres, num bairro humilde, onde uma família está sendo atormentada por algum espírito maligno.

Nesta nova trama James Wan quis dar uma introdução nova, construindo  os personagens mostrando suas vidas comuns antes de qualquer acontecimento sobrenatural: o dia a dia da familía  Hodgson, as dificuldades causadas pela falta do pai que não se importa com os filhos, irmãos apoiando ou implicando uns com os outros. 


Depois de um acontecimento marcante em Amityville no final dos anos 70, o casal Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) esão dispostos a não aceitarem mais casos sobrenaturais, focando apenas em palestras e debates. Mas no entanto, são convocados pela igreja para averiguar uma ocorrência na Inglaterra envolvendo uma menina de 11 anos e sua família. Certamente eles aceitam a missão e partem para a Europa. Lá, vão se deparar com inúmeras situações misteriosas, mas os atuais eventos vistos por eles não parecem convence-los e sim dar a entender que  podem estar sendo enganados por alguém em busca de atenção.

James Wan mostra mais uma vez ser muito competente na construção de tensão e na condução de sua câmera que sempre em movimento, passa ao espectador a sensação de que algo está sempre prestes a acontecer; digo isso por experiência própria até porque em qualquer cena eu tinha um susto maior. Invocação do Mal 2 mostra que um filme de terror não só é contado simplesmente através de sangue, morte e sustos fáceis em sucessão e sim  com períodos de calmaria e de medo.


A trilha sonora é um elemento muito importante em um filme de terror e não foi diferente nesse longa, em um momento de descontração temos o Elvis, em outro uma música incidental que te arrepia até os últimos fios de cabelo, contribuem para o clima bacana que o filme proporciona. O elenco não fica por fora, principalmente a Farmiga, cada vez mais especializada em provocar arrepios no público. O elenco infantil é maravilhoso são quatro crianças em cena e estão todas muito bem. Você se envolve com os personagens e se preocupa com o que vai acontecer com eles.

Invocação do Mal 2 é baseado em fatos verídicos que ocorreram no ano de 1977 na cidade de Enfield, Inglaterra. O caso foi vivenciado por uma família composta por uma mãe, Peggy Hodgson, e seus quatro filhos, sendo duas meninas e dois meninos: Margaret de 12 anos, uma irmã mais nova, Janet, de 11, Johnny de 10 anos e Billy com 7 anos. Segundo relatos da própria família, assim como de policiais e especialistas que foram averiguar os fenômenos que ocorriam na casa, objetos se moviam sozinhos (alguns chegando a levitar), ruídos aconteciam assiduamente, poças de água apareciam sem explicação, assim como o surgimento de incêndios esporádicos que também desapareciam sem deixar marcas. Os acontecimentos da residência de Peggy chamaram atenção da imprensa e tornaram-se um fenômeno na época e um mistério até os dias de hoje.


             
Back
to top