quinta-feira, 16 de maio de 2013

[SAIBA MAIS] Distopias: A nova onda.


O que é Distopia? E por que de repente todo mundo está interessado nisso? Vamos ver o que diz o pai dos sábios “a internet”.

A distopia é um pensamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos. Normalmente tem como base a realidade da sociedade atual idealizada em condições extremas no futuro. Alguns traços característicos da sociedade distópica são: poder político totalitário, mantido por uma minoria; privação extrema e desespero de um povo que tende a se tornar corruptível.

A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.

Na literatura, a distopia costuma apresentar pelo menos alguns dos seguintes traços:

  1. Tem conteúdo moral, projetando o modo como os nossos dilemas morais presentes figurariam no futuro.
  2. Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor.
  3. Exploram a estupidez coletiva.
  4. O poder é mantido por uma elite, mediante a somatização e consequente alívio de certas carências e privações do indivíduo.
  5. Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança.
  6. Violência banalizada e generalizada.

Dentre os mais conhecidos livos distópicos estão:

Laranja Mecânica


Sinopse: O protagonista Alex, amante da música clássica (principalmente Ludwig van Beethoven) e líder de uma gangue de delinquentes (seus capangas são chamados de "'droogs'") que roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, Alex é usado numa experiência chamada "Método Ludovico", criada pelo Estado e destinada a refrear os impulsos destrutivos dos delinquentes. Quando volta às ruas regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas. Após ser usado num jogo político pelo partido de esquerda, o Estado reverte o seu "tratamento".

O livro escrito por Anthony Burgess e publicado em 1970 foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick e lançado em 1971, onde Alex, o protagonista, é interpretado por Malcom McDonell.

Jogos Vorazes
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

O livro escrito por Suzanne Collins e publicado em 2008 foi adaptado para o cinema por Gary Ross e lançado em 2012. Nele, Jennifer Lawrence interpreta a protagonista, Katniss Everdeen.

Feios

Sinopse: Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.

Os livros escritos por Scott Westerfeld foram publicados nos EUA entre 2005 e 2007.

Divergente


Sinopse: Numa versão futurista da cidade estadunidense de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Ao dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é - não pode ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma.

O livro escrito por Veronica Roth e publicado em 2011 está sendo adaptado para o cinema por Neil Burger, está previsto para ser lançado em 2014. Nele, a protagonista Tris será interpretada por Shailene Woodley.

A Seleção


Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

O livro foi escrito por Kiera Cass e foi publicado em 2012. O livro ganhou um episódio piloto no canal The CW, mas o resultado não agradou aos executivos do canal, que deram mais uma chance ao projeto.

Outros livros distópicos:
A Máquina do Tempo (1895), de H. G. Wells.
O Tacão de Ferro (1908), de Jack London.
Nós (1924), de Evgueny Zamiatin.
O Presidente Negro (1926), de Monteiro Lobato.
Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley.
It Can't Happen Here (1935), de Sinclair Lewis.
Kalocaína (1940), de Karin Boye.
Darkness at Noon (1940), de Arthur Koestler.
A Revolução dos Bichos (1945), de George Orwell.
1984 (1948), de George Orwell.
Fahrenheit 451 (1953), de Ray Bradbury.
Minority Report (1956), de Philip K. Dick.
Atlas Shrugged (1957), de Ayn Rand.
O Almoço Nu ou O Festim Nu (1959), de William S. Burroughs.
O Homem do Castelo Alto (1962), de Philip K. Dick.
O Planeta dos Macacos (1963), de Pierre Boulle.
O Caçador de Andróides (1968), de Philip K. Dick.
Ubik (1969), de Philip K. Dick.
The Atrocity Exibition (1970), de J. G. Ballard.
Os que se Afastam de Omelas (conto de 1974), de Ursula K. Le Guin.
O Homem Duplo (1977), de Philip K. Dick.
Neuromancer (1984), de William Gibson.
Count Zero (1986), de William Gibson.
Mona Lisa Overdrive (1988), de William Gibson.
Nevasca (1992), de Neal Stephenson.
O Peregrino (2006), de John Twelve Hawks.
Não verás país nenhum
Um dia vamos rir disso tudo
Fazenda Modelo
Logan's Run
Logan's World
Logan's Search
Make Room! Make Room!
Oryx and Crake, de Margaret Atwood
The Year of The Flood, de Margaret Atwood
Starters, de Lissa Price
Delirio, de Lauren Oliver
Destino, de Lauren Oliver
Os primeiros dias, de Scott Westerfeld
Os últimos dias, de Scott Westerfeld

Gostou do pouco que viu? Ficou curioso(a) ? Venha debater sobre o assunto conosco!




Fontes: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Distopia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_livros_dist%C3%B3picos

Back
to top