quarta-feira, 17 de abril de 2013

[RESENHA] APEGADOS



Livro: Apegados
Autores: Amir Levine e Rachel Heller
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.
Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.
Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Resenha:
Apesar de ser um livro-guia sobre sentimentos, Apegados é baseado na teoria do Apego, este livro não contém uma história de amor e sim uma forma científica de explicar aquelas coisas que Roberto Carlos ou Fabio Jr. dizem nas canções. Mostra como nos apegamos as pessoas e é inevitável que nós comecemos a nos auto-avaliar. Eu particularmente não sou fã de livro de auto-ajuda mas esse dá até para ler tranquilamente. 
Tem uma leitura tranquila, de fácil compreensão e até mesmo legal.

Os autores explicam muito bem os tipos fixação, explicam o que está por trás das nossas necessidades em um relacionamento. O livro também traz teste para que você possa identificar seu estilo ou de seu parceiro [a] e se depois de lê-lo você não souber segurar o seu par..."mermão" a tua situação tá séria! vai ter que apelar para Santo Antônio! lol


Por Agatha Felix
Back
to top